Começou nesta segunda-feira, 27 de março, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Esta é a maior edição da história da Marcha, que já começou a receber os mais de 10 mil participantes no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Além dos municipalistas inscritos, prefeitos, secretários municipais, vereadores, senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais e ministros devem passar pelo evento, que apresenta as demandas dos Municípios e discute a construção de políticas públicas para enfrentá-las.
O prefeito de Jesuítas (PR), Júnior Weiller, está em sua 11ª edição da Marcha e destaca que este ano o evento é uma oportunidade única para o fortalecimento do movimento municipalista. “São mais de 10 mil inscritos e isso mostra a consolidação da força do municipalismo brasileiro e consolida a CNM cada vez mais como principal mão amiga dos Municípios. É uma oportunidade única que reúne quase quatro mil prefeitos; só do Estado do Paraná, são mais de 399 Municípios inscritos. Temos que aproveitar esse momento para fortalecer cada vez mais o municipalismo, afinal de contas é nas cidades que as pessoas moram e precisamos levar mais qualidade de vida, desenvolvimento e crescimento para os brasileiros”, afirmou o gestor que também é presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP).
Outro participante da XXIV Marcha, Maick Soares é secretário de Cultura de Urucurituba (AM) e, além da interação com outros municipalistas, enxerga nesta edição uma oportunidade para debater pautas relevantes nas áreas de Turismo e Cultura diante da nova gestão federal: “a participação na Marcha é importante não apenas para nosso Município, mas para todo o Brasil. Esse encontro vai definir diretrizes e também vai dar resultados positivos de luta que a Confederação já vem travando em todos os campos da administração pública. Vamos participar de todos os dias de programação e, como secretário de Cultura, vou focar nas questões relacionadas ao Turismo, as leis de fomento à cultura, pois estamos iniciando um novo governo federal e precisamos desse evento para levar diretrizes para essa nova gestão”.
A Marcha conta com uma extensa e diversa programação, com debates sobre os principais desafios para a gestão municipal. Confira o que vai acontecer ao longo dos quatro dias do maior evento municipalista do Brasil.
Por Thainá Salviato
Da Agência CNM de Notícias